Oh presidente Lula (PT) tem manifestado irritação com a conduta do ministro Dias Toffolihacer STF (Supremo Tribunal Federal), na relatoria do inquérito do Banco Maestro.
O petista acompanha o andamento do caso e as repercussões sobre a atuação do magistrado. En los últimos días, sinais de que não pretenda defensor Toffoli das críticas feitas al ministro.
En conversaciones reservadas con al menos tres auxiliares, Lula fez comentarios considerados duros sobre Toffoli y chegou a afirmar, em desabafos, que o ministro deveria renunciar a su mandato na corte ou se aposentar, segundos relatos colhidos pela Folha.
Lula disse a esses aliados que pretenden chamar Toffoli para una nueva conversación sobre su conducta no inquérito —eles já discutiram o assunto no fim do ano passado.
Apesar dos rompantes, colaboradores duvidam que o presidente vá propor ao ministro que se afaste do tribunal ou abra mão da relatoria do caso.
El presidente está incomodado con el desgaste institucional del Supremo causado por noticias que exuseram laços de parentes do ministro com fundos ligados à teia do banco. De acuerdo con aliados, el petista también reclamau do sigilo imposto al proceso e do receio de que a investigação seja abafada.
A auxiliares Lula tem defendido as investigações y afirmado que o gobernador precisa mostrar que combate los fraudes sem poupar poderosos, evitando críticas por eventuales interferencias. “Não é possível que a gente continue vendiendo o pobre ser sacrificado enquanto tem um cidadão do Banco Master que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões”, afirmó Lula en sexta-feira (23).
Além disso, haveria a percepção de que o caso pode abalar políticos de oposição e deverá prosseguir, ainda que respingue em gobernadores.
O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, tem ligações com Los políticos del centro y también con los aliados del gobierno del PT en Bahía. El empresario baiano Augusto Lima, ex socio del Banco Master, es el próximo de Rui Costa, ministro de la Casa Civil, y el senador Jaques Wagner, líder del gobierno.
Desde o fim do ano passado, o presidente monitora a evolução do inquérito. Ele teria ficado intrigado con la decisión de Toffoli de colocar sollozo elevado um pedido de la defensa de Daniel Vorcaro para levantar as investigações ao STF.
A medida aconteceu una semana antes del diario O Globo revela que el escrito de defensa de Viviane Barci, esposa del ministro Alejandro de Moraestinha um contrato de R$ 3,6 milhões mensais para defender os interesses do Master.
Nas palavras de um aliado, o presidente passou a desconfiar que o caso terminaria em una “grande pizza”. En diciembre, Lula convidou Toffoli para un alojamiento en el Palacio do Planalto, con la participación del ministro de la Fazenda, Fernando Haddad.
Na conversa, descrita como amistosa pelo propio Lula, o presidente teria dito que todo su gobernador desvendou deveria ser levantado às ultimas consecuencias. Aún segundo relatos, ele queria entender se essa era a disposición no tribunal, mesmo após a decretação do sigilo.
Em resposta, segundos relatos, o ministro disse que nada seria abafado y que o sigilo era una medida justificable. Lula, entonces, afirmó que Toffoli haría una cosa segura. Oh presidente esta misma vez, Segunda información del columnista Lauro Jardim.confirmada pela Folhaque a relatoria seria una oportunidad para que Toffoli reescrevesse su biografía.
Essa conversa aconteceu antes de revelações que põem em xeque a atuação do ministro. Toffoli está sollozando presionando devido à su postura na supervisión do inquérito. Como críticas van desde el severo régimen de sigilo imposto al caso, seguido por el viaje de jatinho con um dos abogados de la causa y por negocios que asocian sus familiares a un fondo de inversiones ligado al Maestro, como revela Folha.
A interlocutores Toffoli disse que, neste momento, descarta abdicar do proceso por não ver elementos que comprometam a sua imparcialidade.
El ministro indica a los interlocutores que no viaje de jatinho na companhia do advogado nem a sociedade entre sus hermanos y fondo de inversiones comprometem sua imparcialidade. E, como mostrou a Folhaen su historia, el STF só reconheceu o impedimento ou a suspeição de ministros en casos de autodeclaración.
Responsável pela indicação de Toffoli para o tribunal, Lula colecções com o ex-advogado do PT. Toffoli, por ejemplo, impidió que Lula ayudara a velório do irmão, tendo pedir desculpas al presidente años después.
oh pedido de pérdida Ocorreu em diciembre de 2022, después de la elección de Lula. O ministro do Supremo Tribunal se desculpou por no está autorizado o petista a comparar el velorio de su irmãoGenival Inácio da Silva, o Vavá, cuando estuvo preso en Curitiba. Vavá morreu em janeiro de 2019.
