A liquidación de la gestora de fondos Reag Trustdecretada por el Banco Central, provoca un efecto directo e inmediato en la engrenagem financiera que sustenta el estado del corintiosa Arena Neo Químicaen Itaquera.
As contas do Arena Fundo de Investimento Imobiliário, que era administrado pela Reag, deixaram de ser pagas há mais de duas semanas, travando os repasses a fornecedores ligados à operação do espaço.
Como mostrou a Folhael fondo inmobiliario (FII) está bajo administración de reag Trust, que teve los bens bloqueados con una liquidación decretada por el BC el 15 de enero.
Segundo a investigação conduzida pela Polícia Federal, a Reag fazia parte do esquema de fundos inflados artificialmente, ligados a operações do Banco Maestrode Daniel Vorcaro.
A information foi confirmed à Folha pelo director financiero del Corinthians, Emerson Piovesan. “O ponto sensível no momento, em razão da liquidação da Reag, é a impossibilidade de movimentação das contas do fundo, o que impacta temporalmente o pago de fornecedores desde el día 14/01”, afirmó.
No hay detalles sobre la dimensión financiera de la paralización de los pagos y el número de fornecedores afetados.
Segundo o diretor financiero do alvinegro, uma solución debe ser anunciada em breve, com a nomeação de um novo gestor do fundo da arena.
O martelo ainda não foi batido e Piovesan não citou um nome, pero todo indica que o acuerdo debe ser fechado con el Grupo Planner, empresa que adquirió la Companhia Brasileira de Serviços Financeiros (Ciabrasf), companhia de administração de fundos que pertencia à Reag.
“El club está atuando de forma activa para solucionar esa cuestión y, paralelamente, adotando todas las necesarias para medidas a sustituir el gestor y el administrador del fondo”, dice ele.
O Arena FII fue estructurado para captar recursos con cotistas y, así, bancar os custos de construcción da arena. En troca, ele detém os direitos econômicos do estádio y recibe para o pago da dívida com a obra, ao longo do tempo.
Na prática, portanto, o fundo é o titular jurídico da exploração econômica do espaço, o que incluye bilheteria de jogos, camarotes, cadeiras especiais, ingressos de temporada, eventos, publicidade, estacionamento y naming Rights.
Nessa Engrenagem, el Corinthians atua como el operador de negocios. O time vende ingresos, organiza partidas, administra restaurantes, tours y eventos, contrata servicios y paga despesas correntes. Com o dinheiro que recebe, repassa ao fundo, que depois remunera seus cotistas e paga os fornecedores.
Com a Reag fora de cena, o Arena FII está parado, sem ter quem assine por atos de gestão, autorize transferências ou faça pagamentos.
Apesar da falta de repasse aos fornecedores, o director afirma que o dia a dia da arena permanece mantido, com base em contratos vigentes. “Actualmente, a arena se encuentra en plena operación, não havendo, no horizonte do clube, qualquer cenário que indica a interrupção de sus atividades”, dijo.
También afirma que no hay impacto en las partidas del tiempo profesional programado. “Toda a operação dos jogos é realizada pelo propio clube, incluindo a arrecadação de biheteria eo pagomento das respectivas despesas”, comenta.
No hay balance más reciente de Arena FII, o fondo de registro de valores altos en abierto, con R$ 99,6 millones en “receitas operativas a recibir” del Sport Club Corinthians Paulista.
Los registros contenidos muestran que el repaso de los pagos no ocurre en tiempo real. O clube arrecada, apura o que pertence ao fundo e repassa posteriormente. Quando esse repasse não acontece, o valor fica contabilizado como crédito do fundo. Así, el impacto directo recai mais sobre los cotistas del fondo del club.
El 16 de enero, el Corinthians declaró, por meio de nota, que, desde mediados de agosto de 2025, después de la deflagração da Operação Carbono Oculto e as investigações sobre a Reag, deu início a “tratativas para a substituição da administradora e da gestora do fundo, em conjunto com a Caixa Econômica Federal”.
