Virou consenso en el mercado financiero en la proyección de una cosa queda da Selicem 2026. El Boletim Focus, que reúne as estimativas de economistas e instituciones financieras del país, proyecto que a taxones de juros cairá do atual patamar, 15% año año, para 12,25%. oh Copom (Comité de Política Monetária), en su última decisión sobre derechosinalizou que o primeiro corte deve ocorrer já em março. A queda, caso se concretize, deve mudar o cenário dos investimentos e dar fôlego a companhias mais endividadas.
A expectativa de reducción de juros se dá devido a um maior control de inflación e da taxa de desemprego no país, hoje na casa de 5,2%, menor nivel de la serie histórica del IBGEiniciada en 2012. Uma queda antes não foi possível por conta de riesgos fiscales e incertezas no cenário externo.
No mercado de ações brasileiro, diminuição dos juros pode impulsionar, sobretudo, as atividades de construtoras e varejistas, setores mais suscetíveis ao crédito, tanto para o financiación de imóveis Cuánto para o consumo de bens duráveis. El escenario del año electoral, por otro lado, puede agregar volatilidad y mitigar el potencial de valorización de la Bolsa, principalmente en el segundo semestre.
“Essa movimentação ajudaria mais as empresas relacionadas al consumo, que normalmente son empresas que están um pouco mais alavancadas e são sensíveis à despesa Financeira porque trabalham com márgenes um pouco mais apertadas también”, afirma Nícolas Merola, analista de EQI Research. “A gente sabe que grande parte das dívidas dessas empresas está atrelada a prazos curtos. Com a queda da Selic, gera-se um alívio imediato que ajudaria com que as margens delas voltassem a crescer.”
El sector de utilidad pública también aparece como una alternativa para las inversiones en 2026. Como acciones del sector, composto por papeles de energía y de saneamiento, acumularam uma alta acima do Ibovespa No último año e são tidas como mais seguras em tempos de volatilidade, já que as companhias trabalham com contratos de longo prazo e presentam uma mayor previsibilidade sobre receitas e despesas. “São ações que presentam uma relação risco-retorno muito positiva e com proteção à inflação”, complementa el analista da EQI.
El movimiento de queda da Selic también tenderá a ser positivo para papeles con menor nivel de negociación en Bolsa. “São ações que historicamente se beneficiam de ciclos de queda de juros, quando há reavaliação de múltiplos e migração da renda fixa para a Bolsa. Esse movimento já começou com o fechamento das curvas futuras ea alto forte do índice em 2025”, dijo Enrico Cozzolino, CEO de CZZ Capital.
Ibovespa em alta exigencia de atención
O Ibovespa acumulou Una fuerte valorización en 2025.: 34%. Boa parte de este movimiento se deu pela entrada de un gran flujo de capital extraño en el país. La desvalorización del nivel del dólar gestores del mundo afora a diversificar sus aplicaciones, sustentando una retomada de los mercados emergentes. A alta se mantiene en inicio de 2026, más aproximação das eleições presidenciais do país pode trazer mais risco aos inversionistas.
“Parte da descompressão de múltiplos da Bolsa já aconteceu e há um cenário eleitoral que pode adicionar bastante volatilidade. A gente gosta dessa posição em Bolsa, mas estamos reduzindo marginalmente a nuestra exposición, principalmente agora nesse começo de ano, aproveitando um pouco desse último upside (potencial de valorização)”, dijo Caio Zylbersztajn, socio de Nord Investimentos.
renda fixa
El perfil de la inversión en renda fixa também mudará com a queda dos juros. Los pós-fixados atrelados a Selic van a acompañar el ciclo de queda, levantando una reducción de la rentabilidad de estos títulos. Para que no quiera aventurarse en la Bolsa, otras opciones deben ganar más desastre. “Não dá para ignorar o fato de os títulos pré-fixados serem beneficiarios directamente por essa queda de juros”, afirma Merola, da EQI.
Para quem busca investir em títulos públicos, Zylbersztajn recomenda as NTN-Bs, ou as Notas do Tesouro Nacional da Série B. “A gente vê bastante atratividade nos títulos públicos indexados, nas NTN-Bs, num vértice intermediário entre 2035 e 2040”, afirma o sócio da Nord Investimentos.
Para Angelo Belitardo, gestor de inversiones de Hike Capital, el escenario de incertezas pede maior cautela. “O investidor necesita priorizar ativos que estejam indexados ao CDI e que tenham uma baixa oscilação e maior liquidez, porque, em uma eventual necessidade de mudança, ele vai ter liquidez e dinheiro flexível para cambiar de estrategia”, afirma. “Indico fundos de direitos creditórios, fundos de debêntures e fundos com baixo risco de crédito.”
