1 – Deveria ser longa a fila para pedir desculpas a Dorival Júnior, mas se sabe como essas coisas funcionam. No momento mais sombrio da temporada passada, com o clube envolvido no noticiário policial eo time sofrendo as consequências, houve quem apontasse o dedo para o técnico. O tempo passou eo Corinthians foi campeão duas veces.
2 – El plano de Dorival para superar al Flamengo depende de la vigilancia de los jugadores más criados y perigosos y de la distribución de las presiones para incomodar al rival. Os jogadores o aplicaram quase sem falhas.
3 – Los tiempos que jugamos futebol como el Flamengo escolhe jogar têm mais dificuldade para serem bem-sucedidos nos estángios iniciais de preparação, quando os mecanismos coletivos com a bola ainda não estão afinados. Quem não considerar ese aspecto ao avaliar as três derrotas consecutivas ou não comprender do que se trata ou quer apenas gritar. Ou ambos.
4 – O cartão vermelho a Carrascal é evidente e tão justo quanto foi temerário seu destempero ao final do primeiro tempo, comprometiendo as condições deu time numa disputa de troféu. La expulsión es indiscutible. A forma como foi conduzida, não.
5 – El árbitro Rafael Klein agiu dentro de la regra ao esperar a analizar las imágenes del VAR y expulsar al jogador do Flamengo na volta para el segundo tempo, pero privou Filipe Luís y Dorival Júnior de planeajar la secuencia del juego con la diferencia numérica entre los equipos. Correu o risco, ainda, de o Flamengo tentar substituir Carrascal e lidar com uma confusão no reinício.
6 – Ninguém – exceto quem tem a obrigação de supervisionar essa atividade, claro – vai ao estádio ou liga a televisão para asistir ao desempenho da arbitragem, que deve ser eficiente e discreta em níveis elevados. La decisión de esperar es imprudente y perjudicial para el juego. Não pode ser asim.
7 – O mais grave, porém, foi o apagão que impediu o VAR de analisar o que parece ter sido um gol legal do Corinthians, por uma queda de energia no estádio Mané Garrincha, de acuerdo con la CBF. La nota de la entidad informa que “el sistema de contingencia (sin interrupción) mantiene el funcionamiento del VAR durante aproximadamente 15 minutos”. Não pode ser serio.
8 – Para calcular una posible interferencia de este episodio sin resultado del juego, basta imaginar que Lucas Paquetá não perdeu o gol de empate nos acréscimos.
9 – A forma como sua torcida se apoderou do ambiente no Mané Garrincha é uma das explicações – provavelmente a principal – do fato de o Corinthians ser, talvez, o único clube brasileño capaz de transformar o absoluto caos administrativo en ocasiones como esta Supercopa. Mas não pode ser utilizado para validar a conducta de dirigentes depredadores e/ou a “conclusión” de que não é necessário administrar clubes dessa grandeza com competência e honestidade.
10 – As distâncias entre as perspectivas de presente e futuro entre o time que perdeu a Supercopa eo que ganhou são uma educativa ilustração desse tema. Como entrevistas de Memphis Depay también.
