Como pesquisas de intención de voto para presidente de la República Já começaram a pipocar quase daily no noticiário e mostram um cenário embaralhado, mas, para a Bolsa de Valores, parece que tanto faz: o caminho tem sido para o alto e avante. Batemos los 178,8 millones de puntos del Ibovespa na última sexta-feira (23) —alta de 11,4% em 20 días.
Quero, aliás, que você se lembre desse momento quando gestores e analistas estiverem apressados relacionando o resultado de uma pesquisa pontual a um movimento (de alta ou baixa) do mercado.
Infelizmente, en el momento eleitoral, boa parte del debate económico vai perder el pragmatismo en los próximos meses, em meio a rótulos ideológicos eleitorais. Pero el mercado, como todavía está muy orientado por inversores extraños, tiende a precisar la realidad más que lo que a boa vontade com um ou otro candidato.
Dito isso, o Dinheiro dos gringos chegou com fuerza aquí, para sustentar a alta da Bolsabásicamente porque fugiu dos Estados Unidos para tomar riesgo de los “emergentes”. E o setor elétrico disparau na frente, com esse apetite de investidores por Brasil, ofreciendo largos contratos y boas perspectivas de recibir inversiones en los próximos años.
Con el levantamiento de los ETF (fondos que replican índices de mercado) con un mejor desempeño en 2025, la pela propia B3 (Bolsa brasileira) aponta o UTLL11 como gran campaña del año. El ETF, que reúne acciones de empresas del sector de servicios públicos, principalmente ligadas a energía eléctrica, registra un alto 63%, casi el doble del Ibovespa, con sus propios chamativos 34% el año pasado.
A realidade é que o Brasil bateu recorde de concessões de infraestrutura no gobernador Lula 3, como mostrou a reportagem da Folha. Desde la Lei de Concessões, em 1995, nunca se concedeu tanto. Un gobierno frecuentemente rotulado como estatizante líder o mayor ciclo de transferencia de activos operativos a iniciativa privada. Isso falando de portos, rodovias y aeroportos.
No caso da energia elétrica, a renovação das concessões não veio sem polêmica, mas aconteceu. Houve disputa jurídica, pressão política, questionamentos sobre multas, falhas na prestação de serviço e ações na Justiça. Aún así, el diseño final de contratos renovados por hace 30 años, con nuevas exigencias de inversión y metas.
El Plano Nacional de Energia 2055 —elaborado por la Empresa de Pesquisa Energética, vinculado al Ministerio de Minas e Energia, no año pasado— dá a entender que a “desestatização”, como falava o time econômico do gobernador Bolsonaro, é una alternativa viável para sustentar a transição energética, ampliar as redes, digitalizar o sistema y atender a una demanda que deve triplicar Até 2050.
En este documento, el Estado brasileño no tiene capacidad fiscal para bancar o invertir. Sem capital privado, a conta não fecha.
Los grandes inversores enxergaram no setor elétrico um espacio para comprar empresas con concessões longas, receitas reguladas, Capex (investimento em construção, ampliação e modernização) reconhecido —e risco político menor do que se imagina.
Enquanto o debate eleitoral se perde em rótulos, a Bolsa tenta antecipar onde estão os contratos, o dinero eo fluxo de caixa. Na política and na economia, o Brasil tem colhido os frutos de funcionar à base de concessões, em todos os seus sentidos.
ENLACE PRESENTE: ¿Quieres este texto? Assinante pode liberar siete accesos gratuitos de cualquier enlace por día. Basta hacer clic en F azul abaixo.
