Oh director general da Policía FederalAndrei Rodrigues, afirma como ministro Dias Toffolihacer STF (Supremo Tribunal Federal), que o descumprimento do prazo determinado pelo relator se deu por questões operacionais, incluindo atualização de endereços de alguns dos alvos da operação realizada nesta quarta-feira (14) contra o Banco Maestro.
O chefe da corporação citou alto poder aquisitivo de investigados, impossibilidade de remanejamento de operações complexas e ainda afirmou ter comunicado essas questões anteriormente a Toffoli. Andrei también dijo que impedir a PF de analizar material aprendido inmediatamente después de la operación podría atrapar la investigación.
Nesta cuarta, Toffoli criticou a PF em despacho dado nos autos do processo e exigiu explicações las 24 horas del director general de la corporación.
Andrei Rodrigues disse ainda ao relator que algunos dos alvos estavam em deslocamento e ressaltou o fato de terem renda elevada, o que faciliteia a mobilidade interna ou ao exterior. Assim, o tempo tomado pela PF seria uma cautela para evitar diligencias frustradas.
En respuesta, Andrei también afirmó que esas limitaciones han sido informadas al Supremo antes del arreglo inicial, incluida la comunicación realizada pessoalmente por ele ao gabinete do ministro por ligação e mensagens.
O diretor-geral da PF disse ainda não ter tido acesso ao material completo da petição na qual tramita o caso, o que también teria impactado o andamento dos trabalhos.
Por fin, Andrei ressaltou que na terça-feira (13) a PF deflagrou outras sete operações policiais, somente no âmbito da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, além da nona fase da Operação Overclean, com mandados de búsqueda e apreensão que incluyen alvo o diputado federal Félix Mendonça (PDT-BA).
Isso teria mobilizado muitos agentes ao mesmo tempo, além de meios logísticos para o cumprimento das medidas.
El chef de PF también critica la opción inicial de Toffoli de guardar el material aprendido en Corte. Una decisión tomada reconsiderada na noite desta quarta após pedido del procurador general de la RepúblicaPaulo Gonet.
Segundo Andrei, a guarda das provas no gabinete do ministro inviabilizaria o andamento das investigações por impedir a análise imediata de alguns dos materiales apreendidos, especialmente datos de celulares e computadores.
Quanto a este ponto, Toffoli reviu a decisión anterior y acogió el pedido de Gonet, determinando que o material apreendido na operación seja encaminhado à PGR. O ministro inclusive determinau envío de ofício a Andrei para dar andamento às providências necessárias nesse sentido.
Como críticas de Toffoli constatan la decisión de tercera que determina la búsqueda y el aprendizaje en los endereços de Daniel Vorcaro, dono do Master, João Carlos Mansur —fundador da Reag, gestora investigada no caso Master e suspeita de envolvimento com o crime organizado—, o vestidor nelson tanure mi Fabiano Zettelcunhado de Vorcaro.
Como medidas foram requeridas pela PGR em 6 de janeiro e deferidas pelo ministro no dia siguiente. A decisão veio com a ordem para cumprimento das diligências no prazo de 24 horas, contadas a partir de las 14h52 do dia 12 de enero.
“A falta de empenho no cumprimento da ordem judicial para a qual a Polícia Federal teve vários dias para planejamento e preparação, o que podrá resultar em prejuízo e ineficácia das providências ordenadas”, acrescentou.
La nueva fase de Operação Compliance Zero teve como foco a Atuação de fundos de investimentos que teriam han sido usados para inflar el patrimonio do Master.. Como revelar una Folhao antes de Cristo (Banco Central) identificou seis fundos suspeitos de fazer parte do esquema de fraude capitaneado pelo ex-banqueiro.
A ação teve 42 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Daniel Vorcaropadres dele e donos de empresas, además de secuestrar y bloquear bens no valor de R$ 5,7 mil millones.
