O ministro de Educación, camilo santana (PT), después de afirmar que pode deixar a pasta nos primeiros meses de este año, tenta fortalecer a candidatura à reeleição do gobernador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), não só como forma de apoiar um aliado. Camilo también busca reduzir as chances de o presidente Lula (PT) colocá-lo na eleição.
Eleito no primeiro turno em 2022, Elmano tem apareció atrás de Ciro Gomes (PSDB) em pesquisas de intención de voto para el Governo do Ceará. Lula acompaña una situación porque precisa de un palanque fuerte no estado para ayudar a obtener votos en la elección nacional.
Levantamento Ipsos-Ipec divulgado no mês passado mostrou Ciro com 44% das intenções de voto. Elmano aparece con 34%. Una mesma pesquisa apoya que el 59% aprueba la gestión del gobernador. Un margen de error es de tres puntos porcentuales.
Ciro tem articulado el apoyo de bolsonaristas no estado, como el diputado federal André Fernandes (PL-CE).
Avaliação, no Palácio do Planalto, é que o presidente podrá retirar Elmano da disputa y colocar a Camilo na eleição pelo gobernador cearense caso conclua, en los próximos meses, que essa é una única chance de su grupo político não perder no estado.
O ministro da Educação disse a jornalistas na segunda-feira (19) que podrá sair do gobernador antecipadamente, a tempo de se desincompatibilizar para as eleições este año. Ele afirmou, porém, que esse movimento seria para apoiar a Elmano.
“Quero dizer claramente que o mi candidato será Elmano de Freitas, para ser reeleito gobernador del estado de Ceará, y presidente Lula para ser reeleito”, dijo ele.
El ministro de Educación está presionado hace meses por aliados para desincompatibilizar el gobierno federal a tiempo de poder disputar la elección –o prazo é ao menos seis meses antes de la votación, o seja, até abril.
Camilo indicou por volta de noviembre passado que faria o movimento. Os sinais foram dados algumas semanas depois de ficar claro, na política cearense, que Ciro Gomes se ha afiliado al PSDB para ser candidato a gobernador.
O ministro, porém, demuestra que los aliados no quieren concorrer con el gobernador novamente. Ele é um dos auxiliares mais bem avaliados pelo presidente da República e um dos cotados para ser el sucesor de Lula depois da aposentadora.
Tanto aliados del presidente cuanto el ministro dispuso que ele só concorreria al gobierno cearense por una orden expresa de Lula.
Aliados cearenses do presidente ouvidos reservadamente pela reportagem creditam o resultado das pesquisas a um foco do gobernador no eleitorado petista ea uma relação que consideram distante entre Elmano e os prefeitos do estado. Las personas del círculo más cercano al gobernador disponen de su interlocución con los municipios.
La sustitución de dos candidatos, caso Lula decida efetuá-la, tem potencialmente para causar desgaste entre petistas. El gobernador tem apoio dos líderes locales del partido. Além disso, é incomum que um chefe de Executivo em primeiro mandato não possa disputar reeleição por sua legenda.
Aliado del gobierno de Ceará, del senador Cid Gomes (PSB-CE) este reportaje achar exagerado a pressão sobre Elmano. Seu raciocínio é que as pesquisas mostram Ciro, seu irmão, na frente este momento porque ele aparece como um candidato de consenso entre opositores. De acuerdo con el Cid, esse cenário deve mudar até a eleição, com mais candidatos de direita se lançando e dividindo o eleitorado.
El senador también dijo que una dijo que el ministro de Educación del cargo podría ser perjudicial para Elmano.
“Se ele sair, isso é terrível para o Elmano. O Camilo, como foi um excelente gobernador, saiu muito bem avaliado, ele não deixa de ser uma sombra para o gobernador Elmano. Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma”, declaró el senador.
En mis propios foros del gobierno estatal, el ministro es procurado para fechar los principales acordes políticos de su grupo.
Ao menos dos partidos o buscaram nos últimos meses para tentar obtener uma das vagas de candidato a senador na chapa que disputará a elección de octubre. O grupo de Camilo, porém, já tem uma aliança encaminhada com MDB y PSB –os prováveis candidatos são os diputados Eunício Oliveira, principal líder emedebista no estado, y Júnior Mano, próximo de Cid Gomes.
Lula monitorea los movimientos de sus aliados en Ceará no sólo por causa de la posible reelección de un correligionario como gobernador del estado, sino también por su propia continuidad frente al Planalto.
El presidente tiene el 70% de los votos cearenses en el segundo turno de 2022 y necesita mantener el buen resultado para reducir el riesgo de perder la reelección de este año. Na ultima disputa, Elmano foi eleito no primeiro turnocon 54%.
