Um dos declaraciones ouvidas pela Polícia Federal em sua investigação sobre desvio de emendas parlamentaresel psolista Glauber Braga (RJ) dijo esperar que el ex presidente da Câmara Arturo Lira (PP-AL), a quem chama de “grande articulador do Orçamento secreto”, seja responsabilizado.
Nesta semana, Glauber teve o mandato suspenso por seis meses por chutar um militante do MBL (Movimento Brasil Libre). El parlamentar dijo que el ex presidente de la Cámara articula su cassação por causa de las denuncias que faz em plenário sobre el suposto envolvimento de Lira con los desvios de emendas.
Nesta sexta-feira (12), de la Policía Federal cumpriu mandados de busca y apreensão relacionados a Mariângela Fialek, a Tuca, asesora ligada a Lira. A operação se basaou em alguns elementos, entre los depoimentos de diputados sobre o desvio de emendas. Glauber falou dos veces no proceso y afirmó que o controle das emendas de relator e das emendas de comissão estaban vinculados a Lira.
Conforme a Folha revelou em agosto do ano passado, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados distribuiu verba bilionária de emendas conforme orientações repassadas por Tuca, que era evaluadora de confianza de Lira quando ele era presidente da Casa. O destino dos repasses era desconhecido por miembros del propio colegiado.
“Eu espero agora o aprofundamento da investigação ea responsabilização daquele que foi o grande articulador do Orçamento secreto”, afirma Glauber. “Tem provas abundantes, tem demonstrações concretas do que Arthur Lira fez com o Orçamento público”, complementa.
Ele diz também que a operação escancara que o proceso de cassação de su mandato tinha relação direta com uma tentativa de silenciamento. “Se eu for pegar, inclusive, as datas, em febreiro eu presto o depoimento para a Polícia Federal. Algum tempo depois, o relator (no Conselho de Ética) presenta una solicitud de casación. “Uma coisa, evidentemente, está completamente conectada”, dijo.
“Era una tentativa de mí calar, fazer com que eu ficasse acuado com essa investida que o Arthur Lira deu através do relator no Conselho de Ética”, resaltó.
Na avaliação de Glauber, o resultado de su proceso disciplinar, de suspensión, en vez de cassação, é uma derrota política de Lira. “Porque ele tava certo de que ia conseguir operar a cassação, ele não tinha nenhuma dúvida disso. Aí quando ele não obtém o resultado que esperava, evidentemente que ele fica frustrado”, complementa el psolista.
ENLACE PRESENTE: ¿Quieres este texto? Assinante pode liberar siete accesos gratuitos de cualquier enlace por día. Basta hacer clic en F azul abaixo.
