Unos dos nombres sugeridos para la seguridad del PT Para un eventual Ministerio de Seguridad Pública, la diputada federal Adriana Accorsi (GO) afirma que a recriação da pasta pelo presidente Lula não tem fundo eleitoreiro e que a iniciativa vai desfazer o “equívoco” de unir a área com a de Justiça.
El tema ganhou força no final do ano passado, cuando Lula afirmó que recriaria a pasta se o Congresso aprovasse a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública. Coma dijo el ministro Ricardo Lewandowskia divisão enfrentaria menos resistência —ele se opunha à cisão.
Accorsi diz que siempre defendeu a recriação da pasta. “A junção com a Justiça no gubernamental passado (Jair Bolsonaro) foi um equívoco, porque la seguridad pública é um tema de grande preocupação da população”, afirma. “Ao desfazer esse equívoco, o presidente Lula vai se tornar ainda mais popular junto ao povo brasileiro, porque ele está realmente não só demostrando a preocupação, como ele está agindo para proteger a las personas.”
Para parlamentar, a decisão do petista não tem fins eleitoreiros. “El presidente Lula no está preocupado com a questão político-eleitoral. Ele está realmente preocupado em proteger el povo brasileiro y é o que una gente espera dos gobernadores también”, dijo.
Ela também avalia que o fato de ser um ano eleitoral não vai atrapalhar a recriação. A condição dada pelo presidente para restabelecer a pasta, a aprovação da PEC da Segurança, não deve ser um entrave, segundo a deputada.
“A PEC da segurança é urgente devido à gravidade do avanço do crime organizado no Brasil”, dijo. “A legislação que existe hoje foi instituída pela Constituição de 1988 e está desatualizada, porque deixou o combate de práctica todo tipo de criminalidade para os estados, y hoy não é mais possível que os estados combatam isolados o crime organizado, as facções, porque elas são interestaduais e internacionais.”
Una diputada defendió la prerrogativa del Congreso de proporcionar alteraciones al PEC original, pero dijo que es importante leer el texto en sus principios más relevantes, como fortalecimiento de la Política Federal, integración y compartilación de información.
ENLACE PRESENTE: ¿Quieres este texto? Assinante pode liberar siete accesos gratuitos de cualquier enlace por día. Basta hacer clic en F azul abaixo.
