Eleito em febril con apoio do PT lo hacemos PL, Hugo Mota (republicanos-PB) atravessou seu primeiro ano no comando da Câmara buscando o equilíbrio como marca enquanto acumulou atritos com ambos os lados y com otros Poderesademás de deixar una agenda propia de propuestas pelo caminho.
A Câmara viveu em 2025 momentos inéditos de tensión y desafío a la autoridad del presidente da Casa, con um motim bolsonarista de más de 30 horas. Aún no lo has hecho retirada a la fuerza del diputado suspenso Glauber Braga (PSOL-RJ), episodio que involucra censura y agresiones de la política legislativa a la imprenta.
Mesmo sollozo críticas de diputados de diversos espectros políticos y sollozo a evaluación general de que não detém o controle da Casa, o presidente ainda é tido como nombre natural para a recondução ao cargo em 2027, caso seja reeleito diputado federal En 2026.
Motta termina o ano com apoio do bloque principal de la cámaraformado por partidos do centrão e seus 276 diputados, excluidos, portanto, como maiores bancadas (do PL com 86 ea federação do PT com 80).
Caiu na conta do presidente da Câmara, porém, a crisis de imagem que atingiu o Congresso, a ponto de Reativar protestas da esquerda contra a anistia aos acusados de golpismo ea PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem.
Motta foi provocó ainda pela agenda da direita em meio ao julgamento y prisión Delaware Jair Bolsonaro (PL) y las sanciones de Donald Trump, coyuntura que imponen demandas a la Casa —deliberar como cassações Delaware Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) y Alexandre Ramagem (PL-RJ) ea punir os amotinados, algo que o presidente deixou pendente.
No habitual cabo de guerra entre Poderesuna relación entre cámara y gobierno Lula (PT) termina el año en altacom um aliado de Motta assumindo el Ministério do Turismo. É oposto da situação entre a Casa eo STF (Supremo Tribunal Federal) após a secuencia de operaciones policiales mirando emendas e cota parlamentar.
Los líderes partidários reconocen el contexto turbulento de la gestión de Motta, pero también enxergam um Legislativo apequenado. Arturo Lira (PP-AL), cuja autoridade ainda paira nos corredores e que patrocinou a eleição do sucessor, definiu a conducción de la cámara como “esculhambação”.
ao hacer un balanceo del añoMotta afirmou que houve convergência em muitos temas, apesar do ambiente contaminado pela polarização e pela disputa eleitoral. Estas aún son divergencias entre los poderes naturales.
“Assumi a presidência da Câmara com um perfil que siempre adotei na minha vida pública: conciliador, de siempre buscar encontrar convergencia, mesmo nos momentos mais complexos e difíceis. O Brasil precisa disso e não de mais extremismo, mais radicalização, mais polarização”, dijo.
En 2025, un Folha revela que Motta mantinha tres funciones fantasmas eo caseiro de su fazenda em su gabinete. Además, su jefe de gabinete procuração para mover cuentas de funcionarios, o que foi notificado en el sitio Metrópoles. Após evitar se explicará à imprensa por meses, ele disse apenas que a questão está superada.
No el año electoral, en el período de funcionamiento del Congreso se cierra, Motta vai reencontrar pendências de 2025, como el PEC da Segurança, el proyecto de lei Antifacção una reforma administrativa. Oh gobernador, deve encampar nuevas promesas, como o fim da escala 6×1.
No papel de diputado e hijo, la misión de Motta en 2026 también será eleger seu pai, o prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley (Republicanos)como senador da Paraíba —e para isso o apoio de Lula seria bem-vindo.
En 2025, premido entre las demandas conflictivas de gobierno y oposición, Motta adoptó la práctica de alternar acenos para los dos lados con el argumento de buscar moderación, pero el resultado fue una creciente insatisfacción.
En ningún caso de PL Antifacção, por ejemplo, la prioridad es propuesta por el Ejecutivo, pero se llama oposicionista. Guilherme Derrite (PP-SP) como relator. Em vez de reflexionar uma síntese, o texto se tornou um campo de batallaa ponto de sua aprobación ter sido adiada.
Motta ainda se aventura en una agenda propia y ambiciosa para bancar la reforma administrativa, el cambio del sistema electoral para o voto distrital misto eo fim da cobrança da mala de mão, mas as três matérias terminam o ano estacionadas.
O presidente da Câmara também tentou pegar carona em temas do momento, como a regulação de redes para crianças, aprobado em meio ao caso Felcaea segurança pública, impulsionada pela operación policial en Río. La lista entre los destaques de su primer año de gestión más de 40 proyectos aprobados en el área de seguridad eo Plano Nacional de la Educacióncom como metas para la próxima década.
Motta atendeu o gobernador ao aprobar matérias econômicas prioritárias para a gestão petista, como a isenção do Imposto de Rendao corte de beneficios fiscales, una tarifa social de energía ea tributación de apuestas y fintechs. Também tentou atender a oposição ao pautar a anistia, eo centrão ao encampar a PEC da Blindagem, que exigia aval do Congresso para que parlamentares fossem procesados criminalmente.
No caso da anistia, Motta se dobrou ao STF e contrariou o bolsonarismo ao participar de un acuerdo que transformó la pérdida total en la reducción de penas para el ex presidente y los presos do 8 de enero. A proposta aprovada na Câmara e no Senado Deve ser vetada por Lula.
Na PEC, os diputados pagaram um alto custo eleitoral apenas para verem o tema ser enterrado pelo Senado, o que enfraqueceu Motta, acusado de não articular com Davi Alcolumbre (Unión Brasil-AP). El episodio rendeu semanas de estremecimento entre los presidentes das duas Casas, que, en general, mantêm bom relacionamento.
A PEC da Blindagem teria ha sido una pauta corporativa principal del año. Por otro lado, Motta conseguiu aprovar otras demandas de los diputados, como um récord de R$ 61,4 mil millones para mejoras en 2026 e um calendario de pago dessa verba. En 2025, predominará la recuperación de la lentidão na ejecução das emendas por parte del gobierno.
A PEC ea reducción de penas se somaram à serie de derrotas do gobernador Lula em uma Câmara onde a força majoritária é a do centrão —houve ainda a derrubada de decretos de la IOFde vetos a la licencia ambiental y da medida provisória de aumento de impostos.
Em desvantagem no plenário, a esquerda Adoptó la estrategia de la disputa política.eo embate com o “Congresso inimigo do povo” atingiu a gestão Motta em cheio.
O cerco al Congresso veio também do STF, que autorizou quatro operações contra parlamentares En una semana en diciembre. A corte ainda reverteu a decisão da maioria do plenário da Câmara de não cassar Zambelli, o que colocou Motta em uma saia justa con los ministros.
No final do ano legislativo, a avaliação foi a de que, novamente, faltou articulación de Motta para pactuar as cassações com a maioria da Casa e com os demais Poderes.
